Em outubro de 1923 Vittorio Jano é encarregado pessoalmente por Nicola Romeo para projetar a Alfa Romeo P2. Equipada com um motor de 2000 cc, oito cilindros em linha, bibloco e dupla árvore de came, recebeu um compressor volumétrico Roots ligado por engrenagens substituíveis e um “pulmão” instalado no fundo da viatura e capaz de dissipar cerca de 8º. São 140 CV a 5500 rpm.
A 2 de junho de 1924 está pronto o primeiro carro, testado em Portello por Campari e Ascari e depois de pintado, foi levado a Monza. A estréia foi no Circuito de Cremona onde Ascari fez 148 km/h de média.
O triunfo no GP da Europa 1924 foi um grande sucesso que levou a ganhar o 1º Campeonato do Mundo para carros “Grand Prix”.
Ficha técnica
Motor: frontal, longitudinal, 8 cilindros em linha, bloco duplo e cabeça em aço, 2 válvulas na cabeça em “V” por cilindro, câmara hemisférica, árvore de cames por engrenagem, 2 carburadores, compressor volumétrico, ignição por magneto de alta tensão, 2 velas por cilindro, refrigeração líquida e lubrificação por cárter húmido.
Cilindrada: 1987 cc - 61x85 mm
Taxa de compressão: 6:1
Potência: 140 CV a 5500 rpm
Tração: traseira, caixa de 4 velocidades + marcha atrás, embraiagem multi-disco
Direção: rosca sem fim
Chassi: longarinas de aço prensado
Suspensão dianteira: eixo rígido, molas semielípticas e amortecedor a fricção.
Suspensão traseira: eixo rígido de tração, molas semielípticas e amortecedor a fricção.
Travão: por tambor com acionamento mecânico
Dimensão: 2630 mm entre eixos e comprimento total de 3950 mm
Peso: 750 kg
Velocidade máxima: 225 km/h
Produção: 6
Alfa Romeo GP (P2)
Alfa Romeo GP (P2)
Alfa Romeo GP (P2)