Trata-se da versão da RL para corridas com o entre eixo reduzido para 2880 mm, depósito de combustível no formato de barril e quatro amortecedores a fricção na traseira.
Para as várias categorias, diferentes motores: Sport de 90 CV permitia uma velocidade máxima de 150 km/h. Com maior diâmetro co cilindro, de 75 para 78 mm, a cilindrada vai para 3154 cc e a potência 95 CV para velocidade máxima de 157 km/h.
Após a brilhante estreia de Ugo Sivocci no GP do Outono de 1922, os RL são inscritos na Targa Florio de 1923: Sivocci domina a corrida, seguido pelo carro gémeo de Ascari. A vitória dá o nome "Targa Florio" à versão do RL e nessa corrida o símbolo do trevo de quatro folhas, o Quadrifolgio verde, aparece pela primeira vez.
Seguiram-se várias vitórias na categoria, como no Circuito de Cremona, na Coppa della Consuma e no Circuito del Savio.
Motor: frontal, longitudinal, 6 cilindros em linha, bloco e cabeça em ferro, 2 válvulas laterais por cilindro, árvore de cames por engrenagem, 2 carburadores, ignição por magneto de alta tensão, refrigeração líquida e lubrificação por cárter húmido.
Cilindrada: 3154 cc - 78x110 mm
Taxa de compressão: 6:1
Potência: 95 CV a 3800 rpm
Tração: traseira, caixa de 4 velocidades + marcha atrás, embraiagem multi-disco
Direção: rosca sem fim
Chassi: longarinas de aço prensado
Suspensão dianteira: eixo rígido, molas semielípticas e amortecedor a fricção.
Suspensão traseira: eixo rígido de tração, molas semielípticas e amortecedor a fricção.
Travão: por tambor com acionamento mecânico
Dimensão: 2880 mm entre eixos e comprimento total de 4050 mm
Peso: 980 kg
Velocidade máxima: 157 km/h
Produção: 2
Alfa Romeo RL Targa Florio - 1923
Alfa Romeo RL Targa Florio - 1924
Alfa Romeo Targa Florio - 1924