O final da primeira guerra mundial provocou o fim da produção bélica e levou ao início da produção civil, sob a gestão de Nicola Romeo o caminho apontou para completar os chassis da 20-30 HP iniciados em 1915.
O modelo foi atualizado em 1921 e recebeu a denominação 20-30 ES com o “S” de Sport. Agora com 67 CV a 2600 rpm a partir de um motor 4 cilindros de 4250 cc dotado de um novo carburador horizontal. Alcançava 130 km/hora e tinha partida por motor elétrico, uma novidade.
Externamente teve modificada a forma do radiador e era disponível somente com rodas raiadas.
Embora não fosse um carro de competição, adotaram algumas modificações de alívio de peso e descarga mais aberta, quando conseguiam 135 km/hora.
Motor: frontal, longitudinal, 4 cilindros em linha, bloco e cabeça em ferro, 2 válvulas laterais por cilindro, árvore de cames por corrente, 1 carburadores, ignição por magneto, refrigeração líquida e lubrificação por cárter húmido.
Cilindrada: 4250 cc - 102x130 mm
Taxa de compressão: 4,5:1
Potência: 67 CV a 2600 rpm
Tração: traseira, caixa de 4 velocidades + marcha atrás, embraiagem multi-disco
Direção: rosca sem fim
Chassi: longarinas de aço prensado
Suspensão dianteira: eixo rígido e molas semielípticas
Suspensão traseira: eixo rígido de tração e molas semielípticas
Travão: traseiro por tambor com acionamento mecânico
Dimensão: 2900 mm entre eixos e comprimento total de 4100 mm
Peso: 1200 kg
Velocidade máxima: 115 km/h
Produção: 124
fonte: "Tuto Alfa Romeo" de Lorenzo Ardizio
Alfa Romeo 20/30 ES
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