Lançado em 1911
Motor: frontal, longitudinal, 4 cilindros em linha, bloco e cabeça em ferro, 2 válvulas laterais por cilindro, árvore de cames lateral por engrenagem, carburador simples, ignição por magneto, refrigeração líquida e lubrificação por cárter húmido.
Cilindrada: 2413 cc - 80x120 mm - (*1)
Taxa de compressão: 4,1:1 (*1)
Potência: 25 hp a 2400 rpm (*2)
Tração: traseira, caixa de 3 velocidades + marcha atrás, embraiagem multi-disco
Direção: rosca sem fim
Chassi: longarinas de aço prensado
Suspensão dianteira: eixo rígido e molas semielípticas
Suspensão traseira: eixo rígido de tração e molas semielípticas
Travão: traseiro por tambor com acionamento mecânico
Dimensão: 2920 mm entre eixos e comprimento total de 3783 mm
Peso: 920 kg
Velocidade máxima: 95 km/h (*1)
Produção: 330 (*1) ou 100 (*2) unidades
*1 "Tuto Alfa Romeo" de Lorenzo Ardizio
*2 Museu Histórico Alfa Romeo
12HP - Perfil direito e frente
15HP - Frente
15HP - Perfil esquerdo e dianteira