Postado

2021/07/12

A mais recente edição do Goodwood Festival of Speed, icónica celebração internacional do automobilismo e da cultura automóvel, irá decorrer de 8 a 11 de julho.

A Alfa Romeo selecionou este evento de classe mundial, realizado no Reino Unido, para desvendar o Giulia GTA e GTAm, inscrevendo-os na tradicional Prova de Rampa.

Após o adiamento do evento do ano passado, em resultado da emergência sanitária, o Goodwood Festival of Speed está de volta com um vasto leque de participantes e uma agenda repleta de eventos. Uma das suas estrelas será a Alfa Romeo, marca que escolheu esta oportunidade para desvendar no Reino Unido o Giulia GTA/GTAm, o modelo mais poderoso que a marca já produziu.

Goodwood – Uma passarele de classe mundial para o desporto motorizado
Realizado pela primeira vez em 1993 e inicialmente focado em modelos históricos, o Goodwood Festival of Speed é um evento imperdível. Ao longo dos anos, tornou-se uma referência mundial para os fãs da cultura automóvel. Aberto aos modelos atuais desde o ano 2000, o evento inclui exposições, roadshows e classificativas. Nele participa uma vasta gama de veículos, de modelos históricos a monolugares de Fórmula 1, daí a decisão dos principais fabricantes de automóveis de utilizarem este evento como trampolim para as suas mais recentes novidades: este ano, a Alfa Romeo está a desvendar o seu novo supercarro, o Giulia GTA/GTAm.

Giulia GTA/GTAm: As estrelas da Rampa de 2021
Todos os anos, centenas de viaturas participam na icónica Rampa de Goodwood, um traçado de montanha com 1,86 km de extensão, testemunhado pelos fãs que são esperados no evento. No que será uma estreia, ali será dada aos entusiastas da Alfa Romeo no Reino Unido a oportunidade de verem pessoalmente, e pela primeira vez, o Giulia GTA/GTAm, epítome da capacidade única da marca em combinar estilo e essência desportiva. Será, decerto, uma experiência inesquecível para qualquer fã da marca Biscione.

Giulia GTA: Um ícone sinónimo de performance
Grande parte da história segue-se ao GTA, partindo do seu icónico precursor de 1965, o “Gran Turismo Alleggerita” que acumulou sucessos desportivos por todo o mundo. Inspirado num dos modelos mais bem-sucedidos da história de 111 anos da Alfa Romeo, o novo Giulia GTA é o epítome do estilo, da mecânica e do prazer de condução, modelo que será produzido em apenas 500 unidades numeradas, destacando a sua exclusividade. Alimentado pelo motor Alfa Romeo 2.9 V6 Bi-Turbo, atualizado para 540 cv, a sua relação potência-peso de 187 cv por litro é a melhor da classe. Com um extenso recurso a materiais ultraleves, o Giulia GTA beneficia de uma redução de peso na ordem dos 100 kg, em comparação com o Giulia Quadrifoglio, acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,6 segundos. Para além disso, foram desenvolvidas soluções técnicas específicas para outras áreas, incluindo a aerodinâmica, as especificações e a maneabilidade. O projeto aproveitou ao máximo as competências da Sauber Engineering, bem como de Antonio Giovinazzi e Kimi Räikkönen, pilotos da equipa de Fórmula 1.

Portela, 7 de julho de 2021