Nasce a pedido expresso de Nicola Romeo, que queria conquistar uma faixa inferior do mercado e aumentar o volume de produção. Foi apresentada no Salão de Paris de 1923.
Merosi mantem a arquiterua do motor e retira dois cilindros. A potência era de 40 CV para a versão Normamele e 44 CV para a Sport.
Devido ao desempenho pouco entusiasmante, a clientela preferia a RL e a venda ficou limitada a 131 exemplares da Normale e 129 da Sport. Devemos somar 240 unidades de uma terceira versão, Unificata, que foi atualizada em 1925 com 48 CV e entre-eixo alongado.
Ficha técnica
Motor: frontal, longitudinal, 4 cilindros em linha, bloco e cabeça em ferro, 2 válvulas laterais por cilindro, árvore de cames por engrenagem, carburador, ignição por magneto de alta tensão, refrigeração líquida e lubrificação por cárter húmido.
Cilindrada: 1944 cc - 75x110 mm
Taxa de compressão: 5,3:1
Potência: 40 CV a 3000 rpm
Tração: traseira, caixa de 4 velocidades + marcha atrás, embraiagem multi-disco
Direção: rosca sem fim
Chassi: longarinas de aço prensado
Suspensão dianteira: eixo rígido, molas semielípticas e amortecedor a fricção.
Suspensão traseira: eixo rígido de tração, molas semielípticas e amortecedor a fricção.
Travão: por tambor com acionamento mecânico
Dimensão: 2900 mm entre eixos e comprimento total de 4010 mm
Peso: 1550 kg
Velocidade máxima: 95 km/h
Produção: 131
Alfa Romeo RM
Alfa Romeo RM