GP - P1 1923

Sobre o carro

Motivado pelo sucesso da RL, Giuseppe Merosi projeta uma nova viatura Grand Prix para a temporada 1923. Inédita e com base no regulamento desportivo em vigor a 1922, que limita a cilindrada a 2000 cc, peso mínimo a 650 kg e comprimento da calda a 1550 mm.

Após a experiência com a RL, Merosi escolhe um 6 cilindros em linha, agora com dupla distribuição na cabeça, válvulas inclinadas em “V” para a câmara hemisférica com duas velas. O bloco do motor é feito em aço com camisa externa laminada para maior dissipação de calor. O motor alcança potência máxima de 95 CV, a carcaça da caixa de velocidades é em alumínio e o chassis segue o perfil da carroceria que também é feita na parte de baixo da viatura, toda em alumínio.

A estreia é prevista para o 1º Grande Prêmio da Europa em Monza, previsto para 9 de setembro. Infelizmente Ugo Sivocci sofre acidente fatal durante a prova e a equipa, em luto, retira-se. Diz Nicola Romeo: “Non si corre con un morto”.

Um dos carros é usado para estudar a futura P2, dotada de um compressor volumétrico Roots, para 118 CV e 205 km/h e todos são levados para formar as P2 em vista da temporada de 1924.

Ficha técnica

Motor: frontal, longitudinal, 6 cilindros em linha, bloco duplo e cabeça em aço, 2 válvulas na cabeça em “V” por cilindro, câmara hemisférica, árvore de cames por engrenagem, 2 carburadores, ignição por magneto de alta tensão, 2 velas por cilindro, refrigeração líquida e lubrificação por cárter húmido.

Cilindrada: 1990 cc - 65x100 mm

Taxa de compressão: 7,3:1

Potência: 95 CV a 5500 rpm

Tração: traseira, caixa de 4 velocidades + marcha atrás, embraiagem multi-disco

Direção: rosca sem fim

Chassi: longarinas de aço prensado

Suspensão dianteira: eixo rígido, molas semielípticas e amortecedor a fricção.

Suspensão traseira: eixo rígido de tração, molas semielípticas e amortecedor a fricção.

Travão: por tambor com acionamento mecânico

Dimensão: 2650 mm entre eixos e comprimento total de 3940 mm

Peso: 850 kg

Velocidade máxima: 180 km/h

Produção: 3

 Alfa Romeo GP (P1)

1923, 1º Grande Prêmio da Europa: Ascari, Ferrari, Rimini, Sivocci, Bazzi e Campari

Alfa Romeo GP (P2)

Alfa Romeo GP (P2)

Alfa Romeo GP (P3)