RL Normale

Sobre o carro

A nova RL foi apresentada ao público a 13 de outubro de 1921 no salão de exposições Alfa Romeo em Milão com comercialização prevista para 1922 em duas versões: Normale e Sport. De fato apenas 6 unidades foram produzidas em 1922, pois a produção cresceu mesmo a partir do ano seguinte.

O motor era um inédito 6 cilindros em linha num único bloco e cabeça em ferro, dotado de admissão e escape fundido no bloco. Eram 2916 cc e 56 CV a 3200 rpm e levava a RL a 110 km/h.

Foi produzida de 1922 a 1927 um total de 2632 unidades, sendo 1315 Normale, 537 Sport, 387 Turismo e 393 Super Sport.

Ficha técnica

Motor: frontal, longitudinal, 6 cilindros em linha, bloco e cabeça em ferro, 2 válvulas laterais por cilindro, árvore de cames por engrenagem, 1 carburador, ignição por magneto de alta tensão, refrigeração líquida e lubrificação por cárter húmido.

Cilindrada: 2916 cc - 75x110 mm

Taxa de compressão: 5,2:1

Potência: 56 CV a 3200 rpm

Tração: traseira, caixa de 4 velocidades + marcha atrás, embraiagem multi-disco

Direção: rosca sem fim

Chassi: longarinas de aço prensado

Suspensão dianteira: eixo rígido, molas semielípticas e amortecedor a fricção.

Suspensão traseira: eixo rígido de tração, molas semielípticas e amortecedor a fricção.

Travão: traseiro por tambor com acionamento mecânico

Dimensão: 3440 mm entre eixos e comprimento total de 5115 mm

Peso: 1800 kg

Velocidade máxima: 110 km/h

Produção: 1315

fonte: "Tuto Alfa Romeo" de Lorenzo Ardizio

Alfa Romeo RL Normale - 1923

Alfa Romeo RL Normale Coupè de Ville - 1924 

Alfa Romeo RL Normale Coupè de Ville - 1924

Alfa Romeo RL -Castagna Torpedo