40/60 HP Aerodinamica

Lançado em 1914 (protótipo)

Motor: frontal, longitudinal, 4 cilindros em linha, bloco duplo e cabeça em ferro, 2 válvulas por cilindro na cabeça, 2 árvores de cames por engrenagem, carburador simples, ignição por magneto, refrigeração líquida e lubrificação por cárter húmido. 

Cilindrada: 6082 cc - 110x160 mm 

Taxa de compressão: 4,4:1

Potência: 70 hp a 2200 rpm

Tração: traseira, caixa de 4 velocidades + marcha atrás, embraiagem multi-disco

Direção: rosca sem fim

Chassi: longarinas de aço prensado

Suspensão dianteira: eixo rígido e molas semielípticas

Suspensão traseira: eixo rígido de tração e molas semielípticas

Travão: traseiro por tambor com acionamento mecânico

Dimensão: 3200 mm entre eixos e comprimento total de 4300 mm

Peso: 1250 kg

Velocidade máxima: 139 km/h

Produção: 1

Carroceria em alumínio feita por Ercole Castagna. Teve o tejadilho retirado no ano seguinte com perda da eficiência aerodinamica, em 1976 uma réplica foi construída para o Museu Alfa Romeo.

fonte: "Tuto Alfa Romeo" de Lorenzo Ardizio

40/60HP Aerodinamica - Perfil esquerdo e frente

40/60HP Aerodinamica - Frente

40/60HP Aerodinamica - Lateral direita original

40/60 HP Aerodinamica - Descapotável