Alfa Romeo 1900C Super Sprint vence novamente a categoria “Classic Coupés”

 

O Dream Car da década de 1950 é o claro favorito dos leitores do Motor Klassik, com 30,8% dos votos.

 

O chassi do Afa Romeo 1900 serviu a designers renomados como Pininfarina, Touring, Zagato, Bertone, Vignale e Ghia como base para coupés de tirar o fôlego.

 

Rüsselsheim, abril de 2022 – Sem "Motor Klassik Award" sem troféu para a Alfa Romeo. Na edição de 2022, a tradicional marca italiana foi premiada na categoria “Classic Coupés”. Os leitores da renomada revista de carros clássicos elegeram o Alfa Romeo 1900C Super Sprint da década de 1950 como seu número um com 30,8% dos votos.

"É uma grande honra e uma tradição acalentada para a Alfa Romeo estar entre os vencedores do 'Prémio Motor Klassik'. Estou muito orgulhoso que os leitores especialistas tenham escolhido mais uma vez um dos nossos modelos icónicos como vencedor. O Alfa Romeo O 1900C Super Sprint não é considerado um dos coupés mais bonitos de todos os tempos à toa", comentou Niccolò Biagioli, Brand Country Director Alfa Romeo.

A revista Motor Klassik é publicada desde 1984. Mais de 18.000 leitores participaram da atual edição do concurso anual "Motor Klassik Award". A cerimônia de premiação aconteceu na feira "Retro Classics" em Stuttgart.

 

 

A história do Alfa Romeo 1900C Super Sprint

Uma nova era começou para a Alfa Romeo em 1950 com o modelo 1900. Fundada em 1910, a marca transformou-se nesse período de fabricante de limusines e carros esportivos de luxo exclusivos para um produtor de massa. Graças à introdução de métodos de produção industrial, a fábrica da Alfa Romeo no distrito de Portello, em Milão, construiu mais de 17.500 berlinas da série 1900 entre 1950 e 1959 - um número anteriormente inatingível para a marca.

O modelo de 1900 foi o primeiro Alfa Romeo com carroçaria autoportante. Este projeto realmente significou o fim do modelo de negócios de sucesso de vários estúdios de design. Até então, estes podiam comprar chassis rolantes (chassis com suspensões de rodas, motor, caixa de velocidades e transmissão) à Alfa Romeo e completá-los com uma carroçaria que eles próprios desenhavam e fabricavam.
Mas a Alfa Romeo respondeu aos pedidos correspondentes e também ofereceu o chassi do modelo 1900 sem carroceria. Para conversíveis e cupês esportivos, a distância entre eixos foi reduzida em 13 a 250 centímetros. Isso é indicado pelo C adicional (para o corto italiano) em 1900C.
A designação Super, por sua vez, representava a variante de motor mais potente em cada caso. A última versão, o 1,9 litros de quatro cilindros com genes de corrida, produzia 85 kW (115 cv). Tinha duas árvores de cames no cabeçote, o que não era natural na época, nem a caixa de cinco marchas.

Mais de uma dúzia de carrozzieri projetaram seus próprios coupés e cabriolets baseados no Alfa Romeo 1900, incluindo Touring, Pininfarina, Zagato, Bertone, Vignale e Ghia.