Dia ALFAnord 2022 - Miranda do Douro

O Dia ALFAFnord torna-se mais uma edição ALFA tour cuja excelente programação leva-nos a tomar todo um fim de semana. Será altura de colocar as Alfas na estrada para mais um passeio de boas emoções a explorar as maravilhas de Portugal. Compareça para que façamos outra vez la meccanica delle emozione

Dia 23 - Sábado: Vila Nova de Gaia / Miranda do Douro (266 km)

 

08:30 Concentração 1: Vila Nova de Gaia ao Largo Soares dos Reis


09:30 Concentração 2: Amarante, Parque de Estacionamento da Casa da Calçada para Confeitaria da Ponte. Pausa para café e bolo típico

13:00 Almoço Restaurante "O Mirandês"

15:00 Visita à cidade fortificada

18:00 Visita a uma coleção privada de automóveis (Inscreva-se e verás)

12:00 Saída para o miradouro da Penha do Puio (aldfeia de Picote)

Deslocação por estrada nacional percorrendo o Planalto Mirandês.

13:30 Almoço restaurante O Encontro, em Sendim

16:00 Regresso à casa de uma viagem inesquecível!

Dia 24 - Domingo. Arribas do Douro / Cruzeiro Ambiental

09:00 Pequeno almoço no Hotel Santa Catarina

12:30 Chegada a Miranda do Douro

Um magnífico centro histórico, catedral, museu e castelo, grande variedade de lojas e contato com a 2ª língua de Portugal: o "Mirandês"

Debruçado sobre a Barragem de Miranda do Douro em pleno Parque Natural do Douro Internacional onde o rio une Portugal e Espanha, encontra-se o Hotel Parador Santa Catarina, que foi a “Pousada de Santa Catarina” até 2002. Do hotel, situado numa posição dominante sobre as Arribas do Douro, observa-se uma paisagem agreste que contrasta com a simpatia dos mirandeses.

19:00 Check-in no Hotel Parador Santa Catarina

20:00 Jantar no Hotel

10:00 Cruzeiro Ambiental

Na Estação Biológica Internacional Douro-Duero. Fronteira luso-espanhola de Miranda do Douro com Zamora por águas internacionais, no trecho vertical mais espetacular do DOURO, desde a cidade de Miranda até à Passagem dos Contrabandistas. Durante o percurso, a tripulação da Estação Biológica interpreta os projetos de recuperação ambiental, juntamente com a fauna, flora, geologia e recursos etnográficos do Parque Natural do Douro Internacional, através dos equipamentos de investigação a bordo (microfone direcional, manga de plâncton, disco de Sechi, microscópio, etc.). No regresso, todos os passageiros poderão desfrutar da navegação ao ar livre e em estreito contacto com a natureza, graças as amplas varandas exteriores deste barco hidrográfico de investigação.

O miradouro da Penha do Puio situado na aldeia de Picote no alto da escarpa do canhão do rio Douro, constitui um dos locais de interesse geológico mais característico das Arribas do Douro. Na laje granítica do miradouro foram encontradas gravuras da Idade do Ferro, nomeadamente o Caçador de Picote. Deste miradouro podemos observar o Rio Douro recém libertado das grilhetas da Barragem, corre agora mais fundo e listo, descrevendo um dos meandros mais majestosos do seu curso Mirandês.

A vista deslumbrante sobre o rio Douro e o próprio miradouro, com uma arquitetura arrojada que inclui um triângulo suspenso com chão de vidro, mas muito bem enquadrada no ambiente e também a figura do Arqueiro, gravura rupestre com cerca de 6.000 anos de antiguidade, torna a visita a este miradouro como verdadeiramente imperdível.

12:00 Visita ao miradouro da Penha do Puio