Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

Museu Alfa Romeo

 

 

Recomeça, por agora em modalidade virtual, a atividade do Museo Alfa Romeo, com um calendário de encontros mensais que celebram 12 momentos cruciais da história da marca: os 110 anos desde o nascimento de Juan Manuel Fangio e da primeira prova disputada por um ALFA, os 70 anos desde a conquista do segundo título mundial de Fórmula 1, os 50 anos desde a apresentação de um dos modelos mais populares do ‘Biscione’, o Alfasud, e muito mais.

 

Doze importantes páginas da longa e gloriosa história da Marca que o Museu decidiu comemorar, homenageando os fãs com um calendário especial que pode ser descarregado, em formato pdf, no portal museoalfaromeo.com.

 

Dos homens às vitórias, dos automóveis às estruturas, estes 12 temas, um por mês, caracterizarão a atividade do Museu Alfa Romeo ao longo de 2021 com os seus eventos ‘Backstage’, um ciclo de conferências mensais dirigidas a uma audiência de fãs, para aprofundar páginas inéditas ou pouco conhecidas da história da Marca. As conferências, agendadas para as tardes de domingo, às 14h00 (TMG), recorrem a preciosos materiais do Centro de Documentação Alfa Romeo e também a testemunhos de ex-empregados, designers, experimentadores, pilotos e todos quantos viveram estas histórias em primeira pessoa. Calendário completo das datas aqui.

 

Neste momento de fortes restrições à mobilidade, as conferências ‘Backstage’ serão transmitidas em direto no perfil do Facebook @museoalfaromeo. Assim que o museu reabrir ao público, os encontros realizar-se-ão também ao vivo, permitindo a participação direta dos fãs com as próprias viaturas Alfa Romeo para o tradicional desfile na pista interna.

 

A primeira conferência ‘Backstage’ foi transmitida em direto no domingo, 31 de janeiro, às 14:00 (versão italiana) e às 17:00 (versão internacional), dedicada ao 50.° aniversário de uma vitória que entrou nos anais da história: o triunfo Alfa Romeo no Targa Florio 1971, com a vitória de Nino Vaccarella-Toine Hezemans, seguidos por De Adamich- Van Lennep, sempre ao volante de um 33/3. Além de poder ver documentos raros ou inéditos do Centro de Documentação Alfa Romeo, a audiência pode ainda ouvir o testemunho direto de Toine Hezemans e a apaixonada narrativa de Andrea De Adamich que, no fim da conferência, respondeu a perguntas, satisfazendo a curiosidade dos seguidores.

 

 

O ciclo prossegue a 28 de fevereiro com uma conferência que comemorará o 110.° do nascimento de Juan Manuel Fangio, que conquistou, em 1951, o segundo título mundial de Fórmula 1 da Alfa Romeo ao volante do Tipo 159 Alfetta. A 28 de março, o protagonista será Vittorio Jano, o “pai” do P2, nascido em 1891.

 

Outro aniversário importante – recordado na conferência de 18 de abril – é o arranque, em 1961, da construção do Balocco Proving Ground, o Centro de Testes constituído na altura por uma pista principal e outras mais pequenas para experimentar as viaturas de estrada e as de competição da marca de Milão. Às atividades estritamente ligadas à produção em série, para as quais a pista tinha sido especificamente projetada, juntava-se a atividade da Autodelta, que desenvolvia em Balocco as próprias viaturas de competição.

 

Passa-se depois para os 20 anos de um título de grande prestígio, o de “carro do ano”, conquistado em 2001 pelo 147, modelo desportivo da Alfa, no centro do ‘Backstage’ de domingo 30 maio. A 27 de junho, o palco pertencerá ao 4C Concept, apresentado no Salão do Automóvel de Genebra em 2011 e atualmente conservado na Coleção do Museu, na área dos armazéns, que pode agora ser visitada por marcação.

 

O imperioso tributo à memória do presidente Giuseppe Luraghi, no trigésimo aniversário do seu falecimento, será prestado na conferência ‘Backstage’ de domingo 25 de julho.

 

São 110 os anos que nos separam da primeira corrida ALFA, disputada por uma viatura saída da fábrica do Portello: em 1911, Nino Franchini e Giuseppe Campari ganhavam, ao volante de um ALFA 12 HP, o Concurso de Regularidade de Modena, a primeira prova em absoluto do Biscione. Disso falar-se-á no ‘Backstage’ de domingo 29 de agosto.


Em 2021 celebra-se o 70.° aniversário do AR 51, mais conhecido como “Matta”, o todo-o-terreno produzido pela Alfa Romeo a partir de 1951 e destinado principalmente às Forças Armadas: será este o tema do ‘Backstage’ de domingo 12 de setembro, enquanto 10 de outubro será um dia de grande festa pelos 50 anos do Alfasud que, além de ser o modelo da Alfa mais vendido de sempre, era também um dos tecnologicamente mais avançados da época.

 

As duas últimas conferências ‘Backstage’ são dedicadas, a 14 de novembro, ao protótipo 164 Protéo, apresentado no Salão de Genebra de 1991, futurista ‘coupé-cabrio’ projetado pelo Centro de Estilo sobre a plataforma do 164 e, a 12 de dezembro, ao 8C 2300, autêntico ícone da marca lançado em 1931, ano em que levou à vitória Nuvolari no Targa Florio e Howe-Birkin nas 24 Horas de Le Mans.

 

 

A história da Alfa Romeo contada pelos seus carros...