Your browser version is outdated. We recommend that you update your browser to the latest version.

6C 1500 Super Sport 1928

Sobre o carro

Para satisfazer os clientes desportivos e para fornecer à Alfa Romeo um carro capaz de vender na categoria Desporto, no início de 1928 a gama do 6C 1500 é enriquecida com as versões Super Sport, Super Sport Compressore e Super Sport Compressore Testa Fissa.

O primeiro, mais uma vez com dupla distribuição de árvores de cames na cabeça, fornece 60 cv a 4800 rpm graças a uma taxa de compressão mais elevada e um carburador diferente da versão Sport. Ao montar um compressor volumétrico do tipo Roots a potência sobe para 76 CV a 4800 rpm para uma velocidade máxima de 140 km/h. Da versão com compressor foi desenvolvida principalmente para as corridas, uma variante com cabeça fixa e potência aumentada para 84 CV a 5000 rpm. A velocidade máxima é agora superior a 155 km/h. A utilização do compressor volumétrico, inaugurado por Jano no Gran Premio Tipo P2, tornou-se um verdadeiro ícone para a Alfa Romeo.

Alguns carros foram especialmente preparados para a edição de 1928 da Mille Miglia e nomeados Mile Miglia Speciale. De facto, foi a famosa corrida italiana a consagrar o 6C 1500: Campari e Ramponi dominam a corrida com o único carro equipado com um compressor e cabeça fixa (com uma carroçaria Zagato sóbria e leve), obtendo o primeiro dos onze louros Alfa Romeo.

Ficha técnica

Motor: frontal, longitudinal, 6 cilindros em linha, bloco e cabeça fixa em ferro fundido, 2 válvulas na cabeça por cilindro, câmara hemisférica, duas árvores de cames por eixo e engrenagens cônicas, carburador e compressor volumétrico a lóbulos, ignição por velas, refrigeração líquida e lubrificação por cárter húmido.

Cilindrada: 1487 cc - 62x82 mm

Taxa de compressão: 4,3:1

Potência: 76 CV a 4800 rpm

Tração: traseira, caixa de 4 velocidades + marcha atrás, embraiagem multi-disco

Direção: rosca sem fim

Chassi: longarinas laterais e transversais de aço prensado

Suspensão dianteira: eixo rígido, molas semielípticas e amortecedor a fricção.

Suspensão traseira: eixo rígido de tração, molas semielípticas e amortecedor a fricção.

Travão: por tambor com acionamento mecânico

Dimensão: 2920 mm entre eixos e comprimento total de 3970 mm

Peso: 860 kg

Velocidade máxima: 140 km/h

Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport

Alfa Romeo 6C 1500 Super Sport