NR 6C 1500 1927

Sobre o carro

O primeiro chassis, foi denominado "NR" em homenagem ao engenheiro Nicola Romeo, proprietário da empresa, e só depois de Romeo ter deixado a empresa passou a chamar-se "6C 1500". Foi apresentado no Salão Automóvel de Milão em Abril de 1925 e no Outono, nos salões de Paris e Londres. Devido a alguns atrasos na preparação da fábrica de Portello para a produção, o primeiro carro completo só foi entregue aos clientes em 1927.
O novo carro foi equipado com um motor de seis cilindros em linha totalmente novo, concebido com critérios tão avançados que permaneceu em produção, embora atualizado, até 1933 e alcançou numerosas vitórias em corridas de todos os tipos. O primeiro modelo tinha um cárter em alumínio, um bloco de cilindros em ferro fundido e uma cabeça de cilindro com válvulas de admissão e de escape controladas por um eixo de comando de válvulas aéreo acionado por um eixo de transmissão vertical com uma engrenagem cónica dupla, localizada atrás do bloco de cilindros.

O deslocamento exato foi de 1487 cm3 (diâmetro x curso: 62 x 82 mm), um pouco menos de 1,5 litros, daí o nome 6C 1500. Este motor desenvolveu 44 cv a 4200 rpm, uma potência e velocidade excecionalmente elevadas em relação ao deslocamento e ao ano de produção, graças ao deslocamento unitário reduzido (250 cm3) que tinha aumentado a eficiência térmica em cerca de 200% em comparação com os padrões da época.

6C Normale - O novo carro explorou um chassis simples mas leve e forte com membros laterais e membros transversais em aço prensado com secção "C", um sistema de suspensão com eixos rígidos à frente e atrás, molas foliares semielípticas e amortecedores de fricção e travões de tambor com controlo mecânico do pé nas quatro rodas de raio 19". Estava disponível na versão com distância entre eixos curta de 2900 mm e distância entre eixos longa de 3100 mm. A fábrica ofereceu como standard uma carroçaria fechada de quatro ou seis lugares ou o chassi para ser encorpado como o cliente desejava.

6C Sport e Super Sport - Como convém a um Alfa Romeo, mesmo o recém-nascido 6C 1500 foi utilizado em competições e em 1928 foi lançada a versão Sport mais especializada com 54 cv de potência a 4400 rpm, 10 a mais do que o Normal 1500, seguido pouco depois pelo ainda mais potente Super Sport. O Sport tinha uma nova cabeça de cilindro com duas árvores de cames, ainda controladas por um eixo e duas engrenagens cónicas, com válvulas inclinadas a 90° uma para a outra, câmaras de combustão hemisféricas e maior taxa de compressão. Não foi a primeira vez que um Alfa Romeo utilizou estas soluções técnicas, mas pela primeira vez foram aplicadas num carro de produção, mesmo que numericamente limitado. O depósito de gasolina também foi deslocado atrás do eixo traseiro e no seu lugar foi montado um depósito mais pequeno para alimentar o carburador de dois corpos por gravidade.

Ficha técnica

Motor: frontal, longitudinal, 6 cilindros em linha, bloco e cabeça em ferro fundido, 2 válvulas na cabeça em “V” por cilindro, câmara hemisférica, uma árvore de cames por engrenagens cônicas, carburador duplo, ignição por magneto de alta tensão, refrigeração líquida e lubrificação por cárter húmido.

Cilindrada: 1487 cc - 62x82 mm

Taxa de compressão: 5,8:1

Potência: 44 CV a 4200 rpm

Tração: traseira, caixa de 4 velocidades + marcha atrás, embraiagem multi-disco

Direção: rosca sem fim

Chassi: longarinas de aço prensado

Suspensão dianteira: eixo rígido, molas semielípticas e amortecedor a fricção.

Suspensão traseira: eixo rígido de tração, molas semielípticas e amortecedor a fricção.

Travão: por tambor com acionamento mecânico

Dimensão: 2900 mm entre eixos e comprimento total de 3820 mm

Peso: 1000 kg

Velocidade máxima: 110 km/h

Produção: 862

 Alfa Romeo 6C 1500

Alfa Romeo 6C 1500 Sport Zagato